Desde crianças que escutamos que o sol e o mar são bons para a nossa saúde: a vitamina D e o sal marinho restauram e fortalecem o corpo. Porém, é importante ressaltar que a água salgada, o calor e a exposição direta aos raios UV são extremamente stressantes para os nossos cabelos. Hoje, vamos dar dicas sobre como podes proteger os teus cabelos durante essa estação ensolarada!
Formas de proteger o seu cabelo contra os danos solares
Cuidar do seu cabelo no verão é um processo complexo, mas existem diversas formas de proteger os teus cabelos. Aqui vamos explorar algumas possibilidades.
Filtros de proteção solar para os cabelos
Além de FPS para o rosto e corpo, existem também protetores solares para os cabelos. Para começar, vamos saber um pouco mais sobre alguns tipos diferentes de filtros solares.
Filtro natural:
Os óleos são os filtros solares naturais e são considerados a proteção mais fraca para os fios, pois o efeito protetor dura por volta de uma hora. Depois disso, é necessário aplicá-lo novamente.
Este tipo de filtro inclui óleos naturais tais como óleo de semente de cenoura (SPF 38-40), óleo de semente de framboesa (SPF 28-50), óleo de abacate (SPF 4-15), óleo de coco (SPF 2-8) e outros.
Embora esses óleos possam ser benéficos para os fios e até ajudar a clarear ainda mais os cabelos loiros, não fornecem uma proteção eficaz, pois formam uma película fina e atraem os raios solares.
Filtro físico:
A segunda proteção mais forte é o filtro físico, que inclui dióxido de titânio e óxido de zinco, e é o tipo de proteção mais seguro. Criam um revestimento refletor de luz sobre o cabelo que impede que os raios UV penetrem na haste capilar. São atóxicos e eficazes, até mesmo em baixas concentrações.
O fator de proteção desses produtos pode variar de FPS 10 a FPS 30.
Mesmo com tantas vantagens, é importante ressaltar que os filtros físicos podem ser facilmente removidos, mesmo sem querer, através do contato com a água ou com o uso de uma toalha. Consequentemente, precisam se reaplicados com frequência.
Além disso, ao serem aplicados, alguns filtros físicos podem fazer com que os cabelos tenham um aspeto baço e seco.
Podes escolher produtos que promovam uma proteção física em conjunto com outros benefícios para os cabelos, como o Dream Cocktail - Kale Infused da Color WOW.
Filtro químico:
Os filtros químicos tem o grau de proteção mais forte, podendo chegar ao FPS 50. Praticamente todos os protetores solares pertencem a esta categoria. Além de serem eficazes, apresentam resistência à água e não deixam resíduos no cabelo. São tipicamente líquidos, incolores e inodoros.
Esse tipo de filtro solar deve ser utilizado com certo cuidado por dois motivos. Em primeiro lugar, pois só têm efeito durante 20-30 minutos após a aplicação. Em segundo lugar, eles têm uma maior tendência para oxidar. Por volta de 2 horas após a aplicação, esses filtros podem reagir e começar a quebrar a cadeia de aminoácidos que compõe o cabelo. Isto, por sua vez, danificará os fios.
Mais dicas para manter os cabelos protegidos contra o sol
Presta atenção à composição dos teus produtos. Evita produtos que contenham álcool, pois podem ser prejudiciais para a qualidade do teu cabelo.
Investe em máscaras hidratantes e nutritivas, bem como em produtos sem sulfatos. Produtos que contêm óleos e queratina ou ingredientes que ajudam a prender e reter a humidade no interior do cabelo também são altamente recomendados!
Podes encontrar produtos incríveis de marcas como a Shea Moisture, Garnier e a The INKEY List.
Também é importante focar numa limpeza adequada para os cabelos. Opta por champôs mais suaves com um efeito refrescante. E não deves esquecer de cuidar também do teu couro cabeludo! Podes experimentar os produtos da Giovanni e da Christophe Robin, assim como a máscara para cabelo e couro cabeludo da Grow Gorgeous.
Como já estabelecemos, os cabelos ficam muito stressados pelas altas temperaturas e pelo sol durante o verão. Por isso, tenta evitar a utilização de secadores de cabelo e outras ferramentas de modelação. A exposição adicional a temperaturas elevadas pode piorar a saúde dos fios.
Se precisares usar um secador ou ferramenta de modelagem, tenta usá-los numa temperatura baixa e não esquece de aplicar um bom protetor térmico nos cabelos.
Como proteger os cabelos da água do mar e da piscina
Antes de dar um mergulho na piscina ou no mar, cobre o teu cabelo ou molhe-o debaixo de água corrente. O sal tende a acumular-se nas escamas do cabelo, tornando-as quebradiças e secas. Se as molhar previamente, as moléculas de água encherão a haste capilar, para que o sal não penetre tão profundamente.
Se pretendes prender o teu cabelo, opta por acessórios que não danifiquem os fios, tais como bandas de cabelo de seda como essas da Slip, Flora & Curl e SILKE.
Também recomendamos que cubra o teu cabelo quando o sol estiver no seu auge. Podes simplesmente usar um boné, bandana ou chapéu. Além de proteger os cabelos, isso também pode ajudar a proteger a pele do rosto!
Efeitos do sol nos os cabelos
Podes parecer demasiado enfadonho tomar tantas medias para proteger os teus cabelos do sol. Afinal, o verão é uma estação descontraída. Mas existem motivos muito bons para proteger os cabelos no verão.
Como tudo, não podemos dizer que o sol tem somente efeitos negativos nos cabelos. Um dos efeitos positivos é o crescimento e fortalecimento do cabelo.
A vitamina D, que é produzida no corpo sob a influência dos raios UV, acelera a absorção pelo corpo de cálcio e ácidos gordos, o que leva a um cabelo e unhas mais fortes.
No entanto, isto não significa que possas passar a maior parte do teu tempo ao sol. A exposição excessiva à luz UV tem os seguintes efeitos negativos:
A circulação no couro cabeludo é prejudicada. Pode parecer estranho, pois o sol dá-nos vitamina D e, inversamente, deveria ajudar a acelerar a absorção de vitaminas e minerais. No entanto, a exposição prolongada ao sol reduz o fornecimento de nutrientes aos órgãos em geral e aos folículos capilares em particular.
A camada gorda e a queratina na haste capilar é destruída, o que pode ser preocupante uma vez que 70% do cabelo consiste em queratina. A queratina é rica em enxofre, ferro, cobre, zinco, bem como em vitaminas A, B, C, H e lípidos, mas a luz UV destrói-os e "puxa-os" para fora do cabelo.
O resultado: a perda de volume, flexibilidade e elasticidade, assim como cabelos com mais frizz e quebradiços.
O couro cabeludo também pode sofrer as consequenciais da exposição ao sol, pois as altas temperaturas provocam a libertação de mais sebo, o que pode levar a raízes oleosas, prurido e irritação.
Além de afetar o volume e a textura dos cabelos, assim como a saúde do couro cabeludo, os raios UV também podem desbotar a cor dos fios. Isso vale tanto para a cor natural quanto artificial dos cabelos. Muita exposição aos raios UV deixará os fios alguns tons mais claros e mais baços.
Então, se estás a pensar em mudar a cor dos cabelos antes do verão, pensa duas vezes.
Mantém o teu cabelo saudável e bonito com a LOOKFANTASTIC Portugal!