Os 10 Passos da Rotina Coreana
Nas 10 etapas que compõem os cuidados de pele coreanos, a sequência de utilização dos produtos desempenha um papel importante. O objetivo é otimizar a forma que a pele irá absorver os produtos. De modo geral, a regra é: produtos de consistência mais leve deverão ser aplicados antes dos mais grossos para que a rotina seja a mais eficaz possível. Também é importante distinguir entre produtos que devem permanecer na pele e produtos que precisam ser removidos, como é o caso de alguns tipos de máscaras. Por isso, a ordem apresentada abaixo pode ser ligeiramente modificada de acordo com os produtos usados.
É sempre importante cuidar da pele com as mãos limpas. Isto pode parecer óbvio, mas muitas pessoas acabam por se esquecer deste detalhe. Por isso, lave as mãos antes de iniciar a sua rotina.
Passos 1 e 2: Lavar o Rosto
Este é um dos passos mais importantes de qualquer rotina de cuidados com a pele, pois a tua pele precisa estar limpa para ficar saudável. A limpeza deve ocorrer tanto de manhã quanto antes de dormir, mesmo se formos para a cama de pele limpa.
Durante a noite, o nosso organismo livra-se de diversas toxinas, muitas delas através da pele e ocorre também um processo de renovação celular importante, mas que pode resultar em células mortas que precisamos remover. Além disso, suor, sujidades e óleos que possam estar em fronhas de almofadas, mãos, cobertores e cabelos, podem entrar em contacto com o nosso rosto enquanto dormimos. Na K-Beauty, as limpezas noturnas e matinais são diferentes. Antes de dormir, o ideal é fazer o famoso double cleanse, por isso a limpeza do rosto conta como dois passos.
O double cleanse não é somente lavar a pele duas vezes. Para fazer de modo correto, é importante usar dois tipos diferentes de produto de limpeza facial.
O primeiro produto deverá ser um cleanser à base de óleo para derreter a maquilhagem, protetor solar e outras sujidades, como este óleo de limpeza da Holika Holika.
O segundo é um cleanser à base de água para ajudar a remover quaisquer vestígios que o primeiro cleanser possa ter deixado. Que tal experimentar esse cleanser eficaz e super fofo, também da Holika Holika, em formato de ovo?
Geralmente, de manhã basta usarmos o cleanser à base de água.
Além de ser importante para a saúde, estar com a pele limpa permitirá que esta absorva melhor os produtos da sua rotina de beleza.
Passo 3: Esfoliação
É importante esfoliarmos a pele de vez em quando para remover peles mortas e cravinhos que se tenham formado. Mesmo com uma boa rotina de limpeza diária, é necessário esfoliar a pele. Existem, em geral, dois tipos de exfoliantes – os físicos e os químicos.
Esfoliantes físicos tendem a ser mais abrasivos, não são indicados para qualquer pessoa e devem ser usados com mais cautela do que os químicos. Qualquer tipo que se utilize, não devemos exfoliar todos os dias, pois isso pode acabar por magoar ou danificar a pele. Para a maioria das pessoas, a exfoliação uma ou duas vezes por semana é a frequência ideal.
Para te livrares dos pontinhos negros, experimenta este esfoliante químico da COSRX.
A exfoliação é importante, mas deve ser feita com cuidado. Podemos ter o impulso de esfregar a pele com força, em especial nas áreas com mais pontos negros, mas devemos ser sempre gentis com a nossa pele (e connosco de modo geral). Toma cuidado também para não passares o exfoliante na área dos olhos e noutras partes sensíveis do rosto, como os cantos do nariz.
Pode ser que precises exfoliar mais ou menos vezes do que a maioria das pessoas, pois cada pele é diferente, mas é melhor errar para menos.
Passo 4: Tónico Facial
O próximo passo é o toner, ou tónico. Os tónicos podem ser utilizados nas rotinas matinais e noturnas e têm o objetivo de remover os últimos vestígios de sujidades e preparar a pele para o resto da tua rotina de beleza.
Os tónicos não só ajudam a equilibrar o pH da pele, como também ajudarão a tua pele a absorver melhor os produtos subsequentes.
Por que não experimentar um tónico feito com alguns dos ingredientes mais famosos da K-Beauty: extratos de caracol e de pérolas?
Passo 5: Essência
Essências são peça-chave na K-Beauty, mas na Europa confundem muitas pessoas. Um erro comum é pensar que essências e tónicos são a mesma coisa quando não o são.
Podemos pensar na essência como algo entre um tónico e um sérum, pois tendem a ser mais viscosos que os tónicos, mas mais fluidos que os séruns. As essências contêm diversos ativos benéficos para a pele, ajudam a hidratar e a melhorar a renovação celular.
Aqui também podes experimentar um produto com secreção de caracol com essa excelente essência da COSRX.
Para aplicar a essência, coloca algumas gotas nas mãos, espalha e aplica no rosto pressionando e retirando as mãos da pele. Isto causará um efeito subtil de sucção que ajudará o produto a entrar na pele. Pressiona as mãos de maneira firme, mas não com muita força, para não te magoares. É comum ver algumas pessoas a aplicar o produto com pancadas suaves, e isso também funciona, desde que tomes cuidado.
Passo 6: Tratamentos
Após preparar a pele para os demais produtos, é hora de escolher um tratamento mais específico para tratar rugas, manchas, acne, flacidez, descoloração e outras questões. É possível usar mais de um desses produtos na pele, mas geralmente usar mais de dois pode fazer com que eles não sejam absorvidos corretamente. Se aplicares dois produtos, usa primeiro o que for de maior prioridade para ti, pois será mais bem absorvido que o segundo produto.
Podes experimentar a ampola da Holika Holika para um tratamento intenso antirrugas.
Para seguir uma das máximas da K-Beauty, é importante tentar obter uma pele Chok Chok. Este termo é usado para denominar uma pele extremamente bem hidratada e brilhante. Se quiseres que a tua pele seja Chok Chok, experimenta este sérum em spray da Oh K!
As opções são tantas, que podes experimentar produtos em formatos inusitados, como este sérum sólido, também da Oh K!
Durante a aplicação dos tratamentos, massageia a pele delicadamente. A massagem deve ser feita de baixo para cima e do centro do rosto para os lados. Ao massagear de baixo para cima, evitamos a flacidez da pele no longo prazo. Uma massagem do centro do rosto para fora, auxilia o funcionamento do nosso sistema linfático e ajuda a circulação na pele.
Passo 7: Máscaras
Como já foi mencionado, os cuidados de pele coreanos distinguem-se pelas suas fases de cuidados de pele e consistem numa grande variedade de produtos para todos os gostos. Um dos produtos mais populares são as máscaras faciais. Assim como o passo da exfoliação, esse passo também não deve ser seguido todos os dias. Usa as tuas máscaras 2-3 vezes por semana.
As máscaras são um ótimo SOS para a pele. Podem ajudar-te antes de um evento importante ou depois de uma grande festa, remover o inchaço do rosto e fazer a pele brilhar. O principal benefício das máscaras faciais é a nutrição profunda e hidratação da pele, por isso, se sofres de stress no trabalho ou não dormes o suficiente, 15-20 minutinhos com uma máscara facial melhorarão instantaneamente a tua pele.
Assim com séruns e outros tratamentos, as máscaras também devem ser escolhidas de acordo com as necessidades da tua pele: podem ser hidratantes, nutritivas, regeneradoras, anti-inflamatórias, purificantes e antienvelhecimento. É muito importante remover as máscaras do rosto no tempo recomendado de cada produto para evitar que estas suguem a hidratação da pele.
Tipos de Máscaras Faciais
Máscaras faciais podem vir numa grande variedade de formatos: podem ser líquidas, em gel, de argila ou até mesmo sheet masks, conhecidas também como máscaras de tecido ou papel. As sheet masks são muito diversas, fáceis de usar e, o mais importante, eficazes! As mais discretas inclusive podem ser usadas numa viagem sem chamar muita atenção. As sheet masks também podem ser bem divertidas, como a linha da Holika Holika com rostos de animais.
As máscaras de argila limpam profundamente a pele e enriquecem-na com microelementos úteis. Dependendo das propriedades da argila, podem combater inflamações, ter propriedades antibacterianas ou antisséticas, combater a vermelhidão e espinhas e até purificar, hidratar, tonificar e suavizar a pele.
Descobre a máscara de argila da Leegeehaam para desintoxicar a tua pele.
Há também máscaras de oxigénio, gel, noturnas, de arrefecimento e aquecimento que valem a pena utilizar, dependendo das tuas necessidades. Por exemplo, uma máscara de arrefecimento alivia a fadiga, melhora a firmeza da pele e é adequada para todos os tipos de pele, enquanto uma máscara de aquecimento nutre profundamente a pele, mas pode não ser adequada para peles oleosas.
Conhece a máscara noturna de arroz da COSRX para um efeito spa, ou experimenta a deliciosa máscara de aquecimento da Oh K! para relaxar.
Não devemos esquecer que outras partes do corpo também precisam de cuidados. Experimente máscaras para lábios, mãos e pés.
O mais importante é que se usares uma máscara que precisa ser enxaguada, o ideal será usá-la antes de tonificares a pele. A partir do tónico, todos os produtos aplicados são feitos para permanecer na pele, agindo durante bastante tempo para darem os melhores resultados.
Passo 8: Cuidados com os Olhos
Após o tratamento com as máscaras, é hora de cuidar da área dos olhos. É sempre importante ressaltar que esta é uma das áreas mais sensíveis e delicadas do nosso rosto e devemos ser especialmente gentis com ela.
Como tratamento, podemos optar por cremes para os olhos ou eye patches imbuídos de produtos de cuidados com a pele. Os eye patches são máscaras faciais adequadas para o uso na área das olheiras. Geralmente, devem ser aplicadas por um período curto de tempo e quando for remover um eye patch, cuidado na hora de puxar.
Recomendamos que experimentes o gel da Dear, Klairs e os eye patches da marca icónica TONYMOLY.
Relativamente novos, os eye patches ganharam grande popularidade e conquistaram muitos corações devido à sua facilidade de utilização e efeitos excelentes. Claro que os adesivos não darão um resultado espantoso e não te farão 10 anos mais jovem, mas irão hidratar e refrescar a pele sob os olhos, eliminar os sinais de fadiga e irão também reduzir as rugas finas e as bolsas debaixo dos olhos. Para melhorar o efeito, os patches podem ser pré-resfriados. Basta deixá-los no frigorífico durante a noite.
Passo 9: Hidratantes
Os hidratantes têm o objetivo de proteger a barreira de hidratação da pele, criando uma camada protetora que evita que a pele resseque. Isto significa que podem dificultar a penetração de outros produtos. Por isso, de acordo com a filosofia da K-Beauty, é importante que os hidratantes sejam os penúltimos produtos a serem usados na rotina matinal e os últimos da rotina noturna.
Existem diversos tipos de hidratantes que podem ser escolhidos de acordo com o seu tipo de pele, mas também com a época do ano, que afeta as nossas peles.
Para uma hidratação poderosa, confira o creme com ácido hialurónico da COSRX.
Passo 10: Protetor Solar
O último passo da rotina matinal é um item indispensável de qualquer rotina de cuidados com a pele: protetor solar. Não importa a época do ano, sempre devemos proteger a nossa pele tanto dos raios UVA quanto dos UVB. Isso é importante não só por questões estéticas como a prevenção de manchas e envelhecimento precoce da pele, mas também pela nossa saúde. Como todos os produtos de cuidado com a pele, existem diversos tipos de protetores solares no mercado e muitas fórmulas para se adequarem aos gostos de cada um.
Para uma proteção contra raios UVA e UVB, experimente este protetor solar com aloé vera e FPS 50 da COSRX.
Dicas
Agora já sabes tudo sobre a rotina de beleza coreana. Como podes ver, apesar dos muitos passos, não há muito mistério e é bastante fácil de seguir. Porém, se ainda achares demasiado difícil, não te preocupes. Esta rotina pode ser adaptada e algumas etapas podem ser dispensadas. O mais importante é limpar a pele (fazendo o double cleansing à noite), usar um hidratante e um protetor solar.
Para finalizar, que tal conferir mais umas dicas?
Dica 1
Em qualquer rotina de beleza, devemos proteger os nossos produtos de contaminação. Podemos contaminar os nossos produtos com as nossas células de pele, óleos naturais e sujidades. O risco aumenta quando usamos diversos produtos, pois um pode acabar por contaminar o outro. Por isso, o ideal é usar uma espátula limpa para retirar os produtos dos recipientes, em vez de manuseá-los com as mãos.
Dica 2
Se introduzires a K-Beauty na tua vida, provavelmente experimentarás produtos novos. Neste caso, tenta adicionar os produtos novos aos poucos, ao invés de começar a usar todos de uma vez só, por mais tentador que seja. Desta forma, se algum produto causar irritação, será mais fácil identificá-lo.
Dica 3
Escuta a tua pele. Percebe o que a tua pele precisa naquele no momento e não tenhas medo de modificar a tua rotina de acordo. Pode ser, inclusive, que a tua pele precise de um dia de descanso de vez em quando.
Dica 4
Uma rotina de skincare coreana não precisa ser feita somente de produtos da Coreia do Sul. As coreanas usam produtos de outros países e tu também podes! O mais importante é sempre escolher produtos de qualidade e manter a rotina. Usar um produto uma vez pode trazer resultados naquele momento, mas é a rotina que transforma e mantém a tua pele a longo prazo.
Dica 5
Mantém hábitos saudáveis. Além de ser super importante para as nossas vidas, hábitos saudáveis também têm um impacto enorme sobre a nossa pele! Por isso, investe numa alimentação equilibrada, bebe bastante água, dorme bem, faz exercício, e por aí vai. E não te esqueças de cuidar da tua saúde mental também!