O que é a Black Friday? A história do maior evento de vendas do ano!
O que é a Black Friday?
A Black Friday é um dia de grandes ofertas. A data é sempre muito esperada. As pessoas poupam o seu dinheiro e fazem as suas listas de compras com antecedência. Tanto os vendedores como os clientes preparam-se mentalmente para este dia.
Todas as últimas quintas-feiras de Novembro, o mundo inteiro faz a mesma coisa – compras! Com descontos que podem atingir até 70 ou mesmo 90 por cento, a Black Friday é um dia de ofertas imperdíveis.
Mas sabes de onde vem esta tradição? Qual é a história da Black Friday? E porque é que o evento tem este nome?
Hoje, vamos explicar tudo sobre a Black Friday!
Black Tuesday e Black Monday?
Alguns dias históricos receberam a alcunha de black ao longo da história. Diversas datas da história mundial ficaram conhecidas como Black Fridays, mas também houve a Black Tuesday e a Black Monday. Os três dias deram início a crises económicas.
A Black Tuesday (ou Terça-feira Negra) no dia 29 de Outubro de 1929, quando ocorreu o maior crash da bolsa de valores nos EUA. Devido à fraude na bolsa de valores, as cotações das empresas subiram acentuadamente no início, e depois caíram de forma igualmente acentuada. Isto fez com que as maiores empresas perdessem milhões de dólares por minuto – imaginem só! Em dois dias, a bolsa de valores perdeu mais de 30 bilhões de dólares. Assim começou a era da Grande Depressão nos Estados Unidos.
A Black Monday (ou Segunda-feira Negra) ocorreu no dia 19 de Outubro de 1987. Este dia foi muito semelhante à Black Tuesday: as ações de diversas empresas foram hipervalorizadas e depois caíram abruptamente. Desta vez, porém, não foi apenas a manipulação da bolsa de valores, mas também as tensões nas relações internacionais e o surgimento de empresas de computação e software, que começaram a atrair investimentos, deslocando-os de outras empresas.
Como surgiu a Black Friday?
Há muitas teorias sobre o surgimento da Black Friday. Na nossa opinião, o fenómeno foi o resultado de uma coincidência e de um simples desenvolvimento da história.
Tudo começou, infelizmente, com uma crise profunda. No dia 24 de setembro de 1869 o Tesouro dos Estados Unidos, sem aviso prévio, organizou uma retirada maciça de ouro do mercado. A intenção era valorizar o preço do metal, mas a iniciativa não deu certo. Além disso, o preço do ouro entrou em colapso, baixando em 30% devido à ação especulativa. Isto levou à falências em massa, tanto de indivíduos como de empresas. O dia ficou conhecido como a Sexta-feira Negra.
Mas isso foi em setembro, e não em novembro. Então como é que a Black Friday que todos conhecemos sempre ocorre na última sexta-feira de novembro? A data foi influenciada por dois fatores: o feriado americano de Ação de Graças (que é celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro) e a Polícia Estatal de Filadélfia.
Nos anos 50 e 60, cada quarta sexta-feira de Novembro era um inferno para eles: as pessoas ficavam presas em engarrafamentos de trânsito durante horas, havia pandemónio nas ruas. Tudo por causa do feriado de Ação de Graças no dia anterior.
Para piorar a situação, as pessoas sabiam que tentar fazer compras neste dia após o trabalho era uma tarefa praticamente impossível. Por isso, muitas pessoas tiravam o dia de folga ou saiam mais cedo dos seus trabalhos. Por isso, a polícia começou a adotar o termo Black Friday para esta data.
Existe também outra teoria, de que o termo viria de uma prática de contabilidade. De acordo com esta teoria, os retalhistas costumavam marcar as suas cadernetas em vermelho quando o saldo estava negativo e em preto quando estava positivo. Acontece que durante a maioria do ano, os retalhistas operavam com um saldo negativo. Era justamente após o Dia de Ação de Graças que o saldo passava a ser positivo e era escrito com tinta preta!
Quanto aos descontos, a origem é bem mais simples. No início dos anos 80, quando uma análise de mercado mostrou o forte aumento das vendas na última sexta-feira de novembro, os donos das lojas optaram por um estratégia para atrair clientes.
Os retalhistas decidiram adotar uma prática do final dos anos 50. A estratégia doorbuster: descontos oferecidos somente durante uma parte de um dia específico. Estas ofertas eram aplicadas a produtos selecionados e só eram válidas em compras feitas em um período curto durante a manhã. A estratégia funcionou! As pessoas varreram absolutamente tudo das prateleiras, mesmo o que estava à venda ao preço normal.
A Black Friday nos dias de hoje
Na década de 2000, a Black Friday assumiu proporções tremendas. Foram registadas as primeiras lutas entre compradores e até mesmo algumas mortes. Apesar disso, a celebração das compras não perdeu a sua relevância e popularidade, em grande parte graças às compras online. Agora não há necessidade de acampar em frente às lojas – basta ir ao site.
A duração das promoções também ajuda. Antigamente, a Black Friday costumava ser um fenómeno de apenas um dia, mas agora as lojas oferecem agora descontos em vários dias!
A LOOKFANTASTIC não é uma exceção! Não percas a oportunidade de comprar os teus produtos favoritos no nosso website!